Cores de mármore: 8 variações dessa pedra natural
Todas as cores são sofisticadas e enobrecem a decoração.
As cores de mármore se diferenciam com relação ao fundo e as veias. Cada pedra natural possui um padrão único, mas é possível identificar semelhanças entre os principais tipos disponíveis no mercado.
O mármore é uma pedra natural, muito utilizada em projetos residenciais e comerciais. Sua composição reúne elementos como calcita e dolomita. Ele pode ser encontrado em diferentes cores, além do que o seu design varia conforme a presença de veias.
Este revestimento é um verdadeiro hit na decoração, afinal, tem o papel de deixar qualquer espaço mais sofisticado. Em suma, a pedra pode ser aplicada no piso, na bancada, em escadas e até mesmo nas paredes.
A escolha do melhor padrão e cor de mármore depende das características do projeto e da estética desejada. Além disso, outro fator que deve ser levado em consideração é o orçamento disponível para investir na compra deste tipo de material.
Algumas pedras possuem diferenças sutis entre si, por isso é tão recomendado conhecer os modelos disponíveis pessoalmente.
A seguir, reunimos as principais cores de mármore e as pedras nacionais e internacionais que representam cada tonalidade.
Principais cores de mármore
1 – Mármore branco
A cor de mármore mais popular é o branco, afinal, confere elegância a qualquer espaço e tem uma proposta estética que nunca sai de moda. Veja algumas opções:
Mármore Carrara
Em qualquer construção ou reforma, o mármore carrara é uma pedra natural muito cobiçada. Sua aparência completamente branca possui alguns veios na cor cinza bem suaves.
De origem italiana, este material é extraído das montanhas da Toscana. O seu uso na construção de casas é frequente desde os tempos da Roma Antiga, afinal, trata-se de um material bonito, com boa durabilidade e resistente.
Mármore Calacatta
Se você procura um revestimento branco com veios mais evidentes e dramáticos, então considere o Mármore Calacata. O material possui detalhes com tons de cinza ou dourado. É uma rocha charmosa e que combina com muitos outros materiais, como concreto, madeira, porcelanato e inox.
Mármore Thassos
Caso o seu objetivo seja encontrar uma pedra natural bem branquinha, então o Thassos é a melhor opção que a natureza tem a oferecer. O material valoriza um branco puro e cristalino, sem veios. É, sem dúvidas, a melhor escolha para ambientes clean e minimalistas.
Mármore Bianco Venatino
Esta opção clássica valoriza o branco como sua principal cor, porém, tem veios suaves em tom de cinza claro. Também é um material de origem italiana.
Mármore Branco Piguês
Outra variação possível é o Piguês, um tipo de mármore branco com veias cinzas bem suaves e espaçadas. A sua aparência uniforme e clara costuma ser ideal para grandes superfícies.
Mármore Moura
Se você procura um produto nacional e, portanto, mais acessível, vale a pena considerar o Moura. A cor de fundo desta pedra é o branco, com veios bem clarinhos. É uma escolha perfeita para tampo de mesa, pia de banheiro ou escada.
Mármore Paraná
O tom de branco acinzentado tem grande impacto visual graças à presença de veios em tons de marrom e cinza. Como se trata de uma pedra nacional, o custo é mais acessível do que os materiais estrangeiros.
Mármore cintilante
Aqui temos outro exemplo de pedra brasileira, com fundo branco e superfície levemente brilhante. Pode ser uma boa escolha para ambientes internos com grande circulação.
2 – Mármore bege
O tom de bege não é tão clean quanto o branco, portanto, cria uma estética elegante e natural ao mesmo tempo. Aqui estão as variações mais populares:
Mármore Crema Marfil
O fundo, com tom de bege clarinho, possui veios na cor marrom e dourado. Esta pedra, de origem espanhola, deixa qualquer espaço um pouco mais aconchegante, sem perder a elegância.
Mármore Travertino
Entre os tipos de mármore bege, este é o mais conhecido no mercado. Ele possui veios longilíneos em tons de marrom e cinza.
Mármore Bege Bahia
Belo e sofisticado, o Bege Bahia é uma pedra brasileira que combina o fundo em bege claro com veios bem marcados em tons de marrom. O material se tornou muito popular nos últimos anos e também é conhecido como Travertino Nacional.
3 – Mármore preto
Algumas pessoas simplesmente não gostam de revestimentos claros, por isso recorrem ao mármore preto, que pode ser encontrado em muitas variações no mercado. As principais são:
Mármore Nero Marquina
Um material que exala sofisticação é o Nero Marquina, uma pedra preta com veios em tom de branco bem suave. Sua origem é o País Basco, na Espanha.
Mármore Black Portoro
Com veias douradas e brancas, esta pedra escura italiana é sinônimo de elegância em qualquer projeto.
4 – Mármore verde
O mármore verde não é um revestimento tão comum quanto o branco, mas também aparece em alguns projetos construtivos. As principais pedras que valorizam variações desta cor são:
Mármore Verde Alpi
Esta pedra europeia tem fundo verde e veios brancos. O seu padrão lembra o Nero Marquina – só muda a cor de base.
Mármore Verde Guatemala
Neste caso, o fundo da pedra valoriza um tom de verde claro suave, enquanto os veios são brancos ou acinzentados (bem discretos).
Mármore Verde Ming
Se você procura uma pedra diferente, com tom de verde vivo e manchas brancas, então este material é perfeito.
Mármore Verde Tikal
Outra rocha exótica e difícil de encontrar é o Verde Tikal, famoso por ter um fundo em verde claro e veias em tons de bege.
5 – Mármore rosa
Existe uma opção delicada para revestir pisos, escadas, bancadas e paredes: o mármore rosa. As variações disponíveis são:
Mármore Rosa Português
Algumas marmorarias possuem no portfólio o mármore Rosa Português, uma pedra com fundo rosa claro e veias em tom de cinza. Este material tem sua origem em Évora, em Portugal.
Mármore Rosa Valencia
Outra escolha interessante para amantes de rosa é o mármore Rosa Valencia, um material sofisticado e delicado extraído da Espanha. A pedra valoriza uma tonalidade de rosa escuro e tem veios brancos.
Mármore Rosa Tea
Originário da Turquia, este tipo de mármore tem fundo rosa suave e uniforme, com veios bem finos na cor branca.
Mármore Rosa Brasileiro
Se você procura uma pedra natural rosa e nacional, então considere esta opção, extraída de regiões do Espírito Santo, da Bahia e de Minas Gerais. O material tem fundo rosa claro com veias brancas ou cinzas.
6 – Mármore cinza
Entre o branco e o preto, existe uma cor intermediária que costuma agradar: o cinza. As pedras com este tom são sofisticadas, duráveis e enobrecem qualquer imóvel. Veja as principais opções:
Mármore Cinza Marquina
Mais uma pedra originária do País Basco, só que desta vez com fundo cinza escuro e suave. Além disso, ela apresenta veios finos e brancos.
Mármore Cinza Pulpis
Esta pedra espanhola tem sua origem na região de Pulpis. Sua aparência elegante é marcada pelo fundo cinza com veios em tons de marrom e bege.
Mármore Gris Armani
Originária da Itália, esta pedra aposta na combinação de um fundo cinza claro com veios nas cores branco, preto e cinza escuro.
7 – Mármore marrom
Mármore Imperial
Este tom de marrom marcante, com manchas mais claras, deixa qualquer ambiente único. Trata-se de uma pedra de origem brasileira, extraída principalmente no Espírito Santo.
Mármore Bronze Armani
O fundo dessa pedra natural tem uma tonalidade mais puxada para o marrom claro, com veios em tom de marrom escuro, bege e dourado. É uma pedra de origem italiana.
8 – Mármore vermelho
Por último, temos o mármore vermelho, que não é uma pedra muito comum nas casas brasileiras, mas que também surpreende com sua beleza única. Os principais tipos disponíveis são:
Mármore Vermelho Alicante
Este material, de origem italiana, tem um tom avermelhado escuro com veias brancas bem marcadas. É uma escolha frequente para revestir banheiros e lareiras.
Mármore Vermelho Lepanto
Esta pedra natural de alto padrão costuma ser usada com frequência nos elevadores de hotéis cinco estrelas, por isso promete acrescentar um toque de luxo ao seu projeto. Sua aparência valoriza um tom de vermelho vinho com veias brancas.
Agora você já conhece as principais cores de mármore e as pedras que valorizam cada tom. Dessa forma, para escolher o melhor padrão, vale a pena analisar o estilo do ambiente, a iluminação predominante, as dimensões do espaço e os móveis que farão parte da decoração.