Granito Via Lactea: preço, textura e como usar
Os veios naturais na cor branca lembram o mármore escuro.
Quando o objetivo é encontrar uma pedra preta para a obra, vale a pena considerar o granito Via Lactea como uma opção. Esse material é usado especialmente em banheiros e cozinhas para fazer lindas bancadas escuras.
O São Gabriel não é o único tipo de granito preto disponível no mercado. Você pode encontrar à venda muitas outras opções interessantes, como é o caso da pedra granito Via Lactea preto.
Este material, escuro e marcante, foi batizado com o nome de uma galáxia porque possui manchas brancas por toda a sua estrutura, o que lembra muito os registros da Via Láctea – lugar do universo onde se encontra o Sistema Solar.
Se você busca um tipo de pedra elegante, mas não tem dinheiro para comprar mármore preto, então vale a pena considerar o granito via láctea como uma opção para o seu projeto.
O que é Granito Via Lactea?
O granito via láctea é uma pedra brasileira, encontrada principalmente nas regiões de São Paulo e Minas Gerais. Ela é formada a partir de rochas magmáticas ígneas, que passam por resfriamento lento. A composição reúne grãos de quartzo, feldspato e mica escura (biotita).
Quando usada para revestir bancadas e lareiras, esta pedra confere um efeito elegante e suave em qualquer ambiente. Em suma, sua aparência é marcada pela tonalidade preta e as manchas esbranquiçadas, que lembram muito o espaço.
Além de ser uma pedra natural muito bonita, o granito via láctea surpreende pela resistência e durabilidade. Por este motivo, pode ser usado não só para construir bancadas, mas também como revestimento para parede e piso.
Tipos de granito via láctea
Os tipos de granito via láctea se diferenciam com relação à textura. Veja:
- Polido: esta pedra passa por um processo de polimento, por isso adquire um acabamento mais liso e brilhante. Não é a melhor opção para áreas molhadas, pois a superfície fica escorregadia.
- Escovado: o granito via láctea escovado é uma variação interessante porque a pedra passa por um processo de escovação, ou seja, se torna mais texturizada e antiderrapante. Esta maior aderência é interessante para pisos de banheiro, calçadas e áreas de piscina. Além disso, as chances do material ser danificado por arranhões são menores se comparadas ao granito via láctea polido.
- Flameado: este acabamento garante uma superfície menos escorregadia e mais resistente, por isso pode ser usado até mesmo em áreas externas.
Diferenças entre granito via láctea e stellar
Enquanto o granito via láctea possui veios brancos bem marcados, que lembram uma galáxia, o granito preto stellar é composto por vários pontos brancos sobre um fundo preto, que lembram muito a aparência de um céu estrelado.
Vantagens do Granito Via Lactea
- Estética: este tipo de granito preto, por ser semelhante ao mármore, tem uma aparência sofisticada, na qual o preto profundo contrasta com veios brancos.
- Durabilidade: é uma pedra natural durável, que pode ser aplicada em ambientes internos e externos. O revestimento dura anos, portanto, não é necessário se preocupar com trocas no futuro.
- Não mancha facilmente: enquanto o mármore Nero é mais poroso e mancha com facilidade, o granito via lactea surpreende com a sua resistência e não sofre com manchas. Por este motivo é tão usado em bancadas de cozinha.
- Não risca: este material suporta áreas de grande fluxo de pessoas, sem sofrer danos causados por arranhões.
- Fácil manutenção: para limpar a pedra, basta usar um pano umedecido com água e detergente neutro.
Desvantagens do Granito Via Lactea
- Preço: por causa da sua aparência mais sofisticada, o granito via láctea é mais caro do que outros tipos de granito preto, como o popular São Gabriel.
- Variação de cor: como se trata de uma pedra natural, nunca uma peça é igual a outra, por isso é muito comum ocorrer variações na tonalidade e nos veios.
- Impacto ambiental: a extração de granito tem impacto negativo no meio ambiente.
- Pesado: por ser uma pedra pesada, pode ser difícil de manusear.
Preço do Granito Via Lactea
O preço do granito via láctea é de, em média, R$400,00 por metro quadrado. Este valor pode variar de acordo com a região e o fabricante.
O valor é considerado acessível, principalmente para quem gosta do efeito do mármore preto, mas não pode pagar por R$800 m² – o dobro do preço do granito via láctea!
Além disso, também é muito importante se preocupar com os gastos que envolvem a instalação da pedra. Este tipo de material requer mão de obra qualificada.
Como usar Granito Via Lactea?
Há muitas formas de usar este tipo de granito preto na sua obra. No entanto, o material é aplicado com mais frequência na cozinha e no banheiro. Veja as possibilidades:
Granito via láctea na cozinha
A pedra escura é usada para criar uma bancada de cozinha moderna e funcional. A estrutura combina com um design mais atual e demonstra resistência a manchas e impactos – bem mais do que outras pedras naturais, como o mármore.
A grande vantagem da bancada em granito via láctea é a preservação da superfície intacta por muito tempo. O material não sofre tantos danos quando exposto à café, vinho, molho de tomate, entre outros alimentos que mancham. Logo, é mais fácil de conservar do que o granito branco.
Como a bancada de granito preto já chama atenção por si só, é recomendado criar um projeto de cozinha mais clean e evitar escolhas pesadas.
Outra sugestão muito interessante, que serve tanto para a cozinha quanto para a sala de jantar, é a mesa de granito via láctea, ou seja, que utiliza a pedra para compor o tampo. O resultado no décor será um móvel resistente, atemporal e sofisticado.
Granito via láctea no banheiro
Outra forma de usar granito via láctea é a bancada do banheiro, que pode contar com uma cuba embutida, sobreposta ou de apoio. Em alguns projetos, os moradores optam por esculpir a cuba na própria pedra, mas este tipo de escolha encarece o orçamento da obra.
De qualquer forma, a cuba esculpida pode ser uma boa ideia para lavabos ou banheiros pequenos.
Outras aplicações
Há muitas outras formas de usar granito via láctea na decoração. Você pode usar o material para revestir espaço gourmet, painel de TV, escadas e até mesmo as paredes.
No entanto, caso opte pelo uso da pedra como revestimento vertical, tome cuidado para não deixar os ambientes muito escuros. Além disso, a presença excessiva deste material no ambiente pode influenciar na percepção do espaço – ou seja, o cômodo parece ter um espaço mais reduzido do que a realidade.
O granito via láctea pode ser uma opção interessante de piso para ambientes com grande circulação de pessoas, afinal, ele é fácil de limpar e não sofre danos com impactos.
Por causa da sua resistência e durabilidade, esta pedra preta também é uma ótima escolha para fazer fachadas modernas.
Agora você já sabe tudo sobre o granito preto via láctea e como ele pode agregar benefícios ao seu imóvel. Então, se o seu projeto segue uma linha mais sofisticada, considere este material como uma ótima opção.