Mármore Piguês: saiba tudo sobre este tipo de pedra branca
Os veios cinza em sua superfície são sutis e elegantes.
O mármore piguês é uma pedra natural clara, famosa por deixar os ambientes mais elegantes, charmosos e funcionais. Mas, se você deseja usar este material na sua obra, precisa antes de tudo conhecer mais sobre ele.
O mármore é ma rocha metamórfica muito utilizada na área de construção civil. Ele pode ser encontrado em diferentes cores, desde tons claros até os mais escuros.
A seguir, falamos mais sobre o mármore piguês, suas aplicações, vantagens e desvantagens.
Origem do mármore piguês
O mármore branco piguês é um material originário do norte da Grécia, mas que faz sucesso em obras de diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Ele tem o poder de deixar qualquer espaço mais sofisticado e elegante. Além disso, surpreende pela durabilidade que possui.
Grandes construções clássicas contam com elementos em mármore piguês, como é o caso dos projetos da Roma Antiga, incluindo o famoso Panteão.
Quais são as características do mármore piguês?
O piguês se diferencia dos outros tipos de mármore porque possui fundo bem clarinho e poucos veios por toda a sua extensão.
Em outras palavras, o mármore branco piguês possui um fundo claro e leitoso, que combina perfeitamente com o banheiro, cozinha, entre outros ambientes da casa.
Além disso, a tonalidade mais clara oferece facilidade na hora de combinar com outros materiais e texturas na decoração.
Os veios sutis em tom de cinza deste material não geram tanto impacto quanto o mármore calacata ou carrara, por exemplo. Sua aplicação é atemporal e pode ser feita considerando diferentes paletas de cores.
Além da marcação suave na pedra, os veios possuem espaçamento generoso entre si. Em suma, isso valoriza ainda mais a tonalidade clara do material.
Delicado, este tipo de mármore branco é composto por calcita e dolomita. Trata-se de um material homogêneo, que possui variação apenas na intensidade dos veios. Com relação à textura, pode ser usado em versões polida, escovada, jateada ou anticato.
Vantagens
- Amplitude: Por ser um material claro, ele reflete a luz e causa uma sensação de amplitude no ambiente;
- Aparência elegante: deixa qualquer ambiente com um ar mais refinado.
- Durabilidade: pode durar anos sem a necessidade de manutenção, desde que os cuidados necessários sejam tomados.
- Resistência ao calor: suporta bem o calor, por isso é uma boa escolha para lareiras e outros ambientes que ficam expostos a altas temperaturas.
- Valorização do imóvel: aplicar uma pedra nobre na sua propriedade também é uma forma de aumentar o valor de mercado da propriedade.
- Versátil: este material apresenta versatilidade porque combina com todos os estilos de decoração – minimalista, moderno ou clássico.
Desvantagens
- Porosidade: em comparação com outras pedras, o mármore apresenta mais porosidade, por isso está mais vulnerável aos danos causados por manchas em comparação com outros tipos de pedras.
- Sofre com riscos e arranhões: o mármore é mais frágil do que o granito, por isso pode ser danificado facilmente com objetos afiados e abrasivos. Portanto, tome cuidado ao manipular facas ou na hora de fazer a limpeza da superfície.
- Custo: por ser uma pedra nobre, o mármore piguês encarece o valor da obra.
Preço do mármore piguês
O mármore possui alto custo em comparação com outros tipos de pedras. Contudo, para conhecer o custo exato, você deve solicitar um orçamento nas marmorarias da sua cidade.
O valor médio do mármore piguês é de R$1000,00 m². Sendo assim, ele possui um custo mais elevado do que outros tipos de mármore, como é o caso do Carrara e do Paraná (pedra nacional).
Como usar mármore piguês?
Parede
O mármore piguês é uma ótima escolha para revestir ambientes, afinal, o tom claro reflete a luz e faz o espaço parecer mais amplo do que realmente é.
No entanto, se você for usar a pedra para revestir as paredes do banheiro, realize a impermeabilização da superfície.
Pia do banheiro ou lavabo
Esta pedra natural clara pode ser usada para deixar a pia do banheiro ou lavabo mais elegante. Neste caso, vale a pena usar no projeto outros materiais que estabelecem contraste na decoração, como é o caso de elementos com tons escuros.
A superfície em mármore piguês fica com um ar mais moderno quando combinada com uma torneira preta, por exemplo. Por outro lado, se o objetivo é criar uma estética mais clássica, vale a pena apostar em metais sanitários dourados.
Cozinha com mármore piguês
Toda cozinha se torna mais ampla e sofisticada com a aplicação de mármore piguês. Portanto, tem como aplicar o material nas paredes, no frontão da pia e até mesmo na bancada. Em todo caso, não se esqueça da alta porosidade favorece o aparecimento de manchas no material.
Escada sofisticada
Este mármore importado também é muito usado para revestir escadas internas em casas ou em estabelecimentos comerciais.
Piso de mármore piguês
Se você quer tornar os ambientes mais claros e elegantes, pode ser uma boa escolha usar esta pedra nobre para revestir o chão. Esta sala sofisticada, por exemplo, ganhou ainda mais amplitude e refinamento com o material aplicado no chão.
Outras aplicações
O mármore piguês tem muitas outras aplicações interessantes. Você pode usá-lo, por exemplo, para deixar a recepção de uma clínica mais sofisticada. Além disso, o material também é perfeito para tampo de mesa.
Por fim, o uso do mármore piguês pode acontecer também em lareiras, painéis, nichos, peitoris e até mesmo em ambientes externos. De qualquer forma, antes de aplicar o material em uma superfície, contrate um serviço de impermeabilização para evitar danos e desgastes.